domingo, 14 de janeiro de 2024

A MÍNHA SAUDOSA MAEZÍNHA CÉLÍA FREÍRE

Ela trabalhou em vida na cidade do interior Bahiano Cumuruxatiba, E quando eu fui estudar no Colégio Brasileiro de Almeida, na zona Sul do Bairro de Ipanema, do Rio de Janeiro, E eu convidei o meu colega carioca Silvio Varelha, para nós dois passamos as nossas férias na Cidade do interior Bahiano Cumuruxatiba, que era um pequeno paraíso, com as praias belíssimas com águas azuis, Eu e o Silvio Varelha ficamos imensamente deslumbro, com tanta beleza, E lar tinha a usina de areia Monazita junto com o tório que é radioativo, E a areia Monazita forma um ambiente específico, que ajuda a aumentar a imunidade do corpo, por isso ela é mais procurada, para a prevenção e até o tratamento de algumas doenças. E infelizmente a usina de areia Monazita deixou de funcionar, E eu fico recordando desse tempo maravilhoso, que foi marcante para eu e o Silvio Varelha, E é incrível preocupante dificilíssimo deixar que a usina de areia Monazita não funciona mais, Porque faz um grande bem para a nossa saúde, que cura todos tipos de doenças, O Cumuruxatiba era uma pequena Amazônia, E eu e o Silvio Varelha tivemos a sorte e felicidade, e o privilégio de conhecer esse lugar maravilhoso o Cumuruxatiba, nós íamos nos cavalgar, e na nossa cavalgada a sede chegava, e nas águas pura, que nós bebiamos era bem limpinho, parecia com água mineral, E quando nós dois retornamos, para a cidade maravilhosa do Rio de Janeiro, a saudade dessa cidade do Cumuruxatiba nunca saiu da nossa mente e do nosso coração, os caminhões que iam retirar as areias Monazita, Eu e o Silvio Varelha pegava carona, Mais confesso com saudade, bate forte acelerado com intensidade no nosso coração, O mês de férias em Cumuruxatiba, nós podíamos cravar o solo, que podíamos pegar caranguejo, Mais agradeço a Deus Nosso Senhor Jesus Cristo, Nossa Senhora e o Divino Espírito Santo, por ter me proporcionado recordações agradável e inesquecível, E vivo pensando com a saudade dessa terra, E recordo da casa lar na Bahia que ficava a beira no mar, tinha uma campo de voleibol, e um cachorro pastor alemão que era bem adestrado, E lar em Cumuruxatiba tinha também macaquinho, E na cidade Cumuruxatiba tinha muitos animais, onça jacaré, e a cidade de Cumuruxatiba nunca saiu da minha mente e da minha retina, Eu posso viajar pelo o túnel do tempo que foi maravilhoso, aí como o pensamento voa ao lembrar dessa terra boa, que as coisas não volta mais, Oh saudade medonha desse tempo.


Fernando Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário