terça-feira, 31 de janeiro de 2017

O PREFÁCIO

  1. Escrevi este livro para transmitir a força de Deus e falar um pouco sobre a minha vida, principalmente após o acidente de que fui vítima e que me aproximou do Senhor. Como consequência do acidente, hoje estou com grave deficiência, que me impede assumir tarefas por mais simples que sejam. Não vejo a luz do dia, o luar, as flores, o mar, o pôr-do-sol, as pessoas, o riso das crianças. Não consigo caminhar sozinho, ir e vir aos lugares onde antes andava como uma pessoa normal. A deficiência física a que estou submetido, entretanto não é  fim de tudo. Quando o individuo tem força de vontade e uma extraordinária mulher ao seu lado, a recuperação se torna fácil. Ainda jovem, sofri o acidente que mudou todos os sonhos, meus e de minha família. Mas Deus sempre esteve ao meu lado, ajudando-me na recuperação, que se não foi total, pelo menos me dá condições de continuar vivendo na graça do Senhor. Com Deus ao meu lado, tudo fica mais fácil, inclusive na conformação. Escrevo este livro, ainda, para transmitir ao leitor o quanto um homem, que sofre o abalo terrível, com o que sofri, pode contar com Deus para minimizar o seu sofrimento, bastando, para isso, a Ele recorrer, segurar a mão do Mestre, para ter o amparo que precisa. A cegueira, a dificuldade de falar corretamente e a paralisia parcial dos meus membros superiores e inferiores não foram suficientes para impedir que eu chegasse ao término desse livro, todo ele marcado pela esperança, pela firmeza de minha fé no Senhor, pela consciência da minha capacidade de levar aos leitores a minha voz, através das letras, de incentivo aos que, por quaisquer razões de ordem física, estão no mundo dos que não mais têm fé. Meu caro leitor! Escrevo este livro, como afirmei antes, para transmitir a todos o quanto aprendi nestes 35 anos de sofrimento, mas também de felicidade. Felicidade porque, mesmo sofrendo terrivelmente com o acidente, a fé e a força de vontade me fizeram alcançar tudo o que desejava. É, este livro, uma conclamação a todos aqueles que, de igual forma, sofreram algum tipo de acidente que os tenha deixado com sequelas graves, para que tenham fé e força de vontade, pois Deus está ai lado de todos, e certamente, lhes oferecerá o conforto, a conformação e a assistência de que precisam.Jô, minha mulher, Fernanda, minha filha, e O Senhor, meu eterno guia, constituíram o suporte de que eu precisava para levar adiante a ideia deste livro. Não é fácil viver na dependência dos outros. No meu caso, é dependência quase total, pois para comer, andar, tomar banho, escovar os dentes, fazer as necessidades fisiológicas e até mesmo beber água, preciso do auxilio de outras pessoas. Este livro está direcionado, também para duas extraordinárias pessoas, Jô e Fernanda, que nunca negaram o seu apoio à minha iniciativa, representando o que de mais importante tenho na vida. Elas são o significado maior de amor e lealdade, que com as suas orações, muito me ajudaram nesta longa caminhada. Para que a ideia do livro se tornasse realidade, várias pessoas emprestaram sua valiosa colaboração e para as quais levo meu agradecimento. Em primeiro lugar, e não poderia ser diferente, agradeço a Deus que me deu a necessária força para que eu não desistisse no meio do caminho, mesmo com as inúmeras dificuldades que enfrentei. Agradeço a minha família, especialmente à tia Vânia, que proporciona à minha família não apenas a felicidade maternal, como também o apoio material. Aos médicos que lutaram incansavelmente pela minha recuperação, bem assim as enfermeiras, afirmo-lhes: não foi em vão a luta de todos vocês, pois, hoje, mesmo com as deficiências já citadas, vivo e sou feliz! Muito obrigado pelo interesse que demonstraram e pela insistência em me manter vivo. Aos ex-companheiros do SESC, capitaneados por João Luiz Ramalho de Oliveira e Felipe Franklin de Lima - este já na morada eterna ao lado do Senhor, agradeço as manifestações de carinho, as visitas constantes ao hospital, e as orações que muito me sensibilizaram De igual forma agradeço aos amigos Aloísio Pereira Filho e Paulo Sérgio da Silva Fiusa, que nunca faltaram com o seu incentivo. principalmente nos momentos mais difíceis por que passei. Aos companheiros do Colégio Juventus, bem como ao Padre Gotardo e aos irmãos daquele estabelecimento de ensino, o meu eterno reconhecimento pelas manifestações de solidariedade que muito me confortam. Estendo meus agradecimentos ao doutor Demócrito Sales Freire, meu avô materno, ao amigo irmão João Carlos Pereira, ao casal Rogério e Vanúsia, a minha irmã Catarina, ao tio Cláudio, ao amigo Haroldo Júnior, à Ângela e Angélica, à Ioneide, ao José Moreira meu sogro, aos profissionais de fisioterapia e fonoaudiologia, Dra;Graça Salmito, William ao auxiliar de fisioterapia, e Conceição fonoaudiologia, enfim, a todos quantos me ofereceram o apoio moral, material, financeiro e social e que estão referenciados nas mensagens que compõem este livro. Um agradecimento todo especial dirijo à minha cunhada, Maria da Consolação Teófilo Moreira, pela permanente assistência à minha família, numa demonstração de grande amor a todos nós. O meu agradecimento especial aos irmãos Dorian Sampaio Filho e José Dorian Sampaio, por tornar realidade a edição do meu livro. Agradecimento maior a Deus, responsável maior por minha existência. 

 Fernando Antônio Freire de Holanda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário