domingo, 30 de novembro de 2014

VIGIAI E ORAI, POIS NÃO SABEIS O DIA NEM A HORA


Anúncio do Evangelho (Mc 13,33-37)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento. É como um homem que, ao partir para o estrangeiro, deixou sua casa sob a responsabilidade de seus empregados, distribuindo a cada um sua tarefa. E mandou o porteiro ficar vigiando.

Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer. Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: Vigiai!”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Reflexão da Palavra de Deus.

Pela graça de Deus hoje inicia-se um novo tempo para a Igreja, que denomina-se Advento e com ele um novo ano litúrgico. Iniciamos neste período nossa preparação para celebrarmos o nascimento do Senhor Jesus, enquanto aguardamos Sua manifestação gloriosa no fim dos tempos.

E a Palavra de Deus vem nos conduzir a buscarmos intensamente a redobrada vigilância em nossas vidas, como uma vela a queimar no Altar. Nos consumirmos através da oração continua a luz de Cristo, buscando cada vez mais a singela e serena intimidade para com Deus, que flui do nosso do coração. 

Em muitas circunstâncias da vida, agimos pelos impulsos e/ou de forma intempestiva, magoando nosso próximo (irmão) com palavras/atitudes, nos afastando dos caminhos do Senhor. Em outros momentos o egoismo, a falta de perdão, a falta de humildade, e indiferença com a caridade, denotam o quanto não estamos vigilantes na oração.

Vigiai...vigiai...vigiai, pois não sabeis o dia nem a hora.

Não sejamos insensatos, mas sim pessoas de fé, que estão realmente convictas de que o seu Senhor virá. E precisamos estar preparados, aguardando a Sua vinda. A vigilância mantém o nosso coração atento para não sucumbirmos nas tentações, para discernirmos aquilo que realmente é o correto e aquilo que não é de Deus. A vigilância acende a nossa atenção, é para nós o cuidado de Deus, o bom censo d’Ele agindo em nós para que não tomemos os caminhos errados nem nos afastemos da virtude por falta de cuidado.

Peçamos a Deus um coração puro e vigilante, para assim estarmos preparados para receber o Senhor que vem ao nosso encontro.

Paz e bem.

Fernando Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário