quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

COLEGIO BRASILEIRO DE ALMEIDA


Era um colégio tradicional do Rio de Janeiro, onde estudei durante o ensino médio, lá ensinava também a parte de carpintaria, trabalhos com cerâmica e pintura. Eu fiquei sabendo que não existe mais o colégio, onde aprendi muito. Eu sou cearense com muita honra. No colégio só tinha eu do estado do Ceara, quando cheguei lá meus colegas falaram:”A sua voz tem um som arrastado”. A partir desse dia todo mundo chamava: “vem cá Ceara”. Ficou todo mundo me chamando de Ceara. La foi muito bom eu fiz muitas amizades sinceras. Silvio é o colega que ate hoje eu não esqueço, tinha a minha altura cabelos lisos e loiros e era muito legal comigo. O seu pai era capitão da Marinha, foi mais um herói que o Brasil perdeu na guerra. Mas a sua a querida mãe educou todos com a proteção de Deus e de Nossa Senhora. Seu irmão Arnaldo era loiro de cabelos crespos e também fazia parte dessa amizade bonita. Eu me recordo do dia que ele veio lutar comigo, depois ele pediu arrego; A sua família gostava muito de mim e dizia que eu também era membro do seu lar. Eles me faziam muito feliz pelo o amor que eles me deram. A mãe dele teve seis filhos duas mulheres e quatro homens. Eu levei o Silvio para passar férias comigo na Bahia, ele adorou e se Deus quiser através do meu blog vou encontrá-lo de novo. Foi muito bom o passeio que a Marinha ofertou a sua família. Eu fiquei honrado pois também fui convidado e fui para o passeio de navio até a ilha de Paquetá, uma ilha bonita e histórica do Rio de Janeiro. O colégio foi convidado para participar do programa Flavio Cavalcante na TV Tupi. Era colégio contra colégio fazia uma pergunta cada resposta correta marcava ponto e também precisava jogar basquete. Eu fui escolhido pelo colégio para arremessar a bola. O Flavio disse assim: “Que bom um cearense aqui na TV”. E na minha sala estudava a Elizabeth Jobim, filha do Tom Jobim. Já fazem 38 anos, oh Senhor como passa ligeiro, a época da nossa juventude. Eu desejo que essa família que fez minha alegria e felicidade que esteja muito feliz como eu.
Fernando Antonio Freire de Holanda.

8 comentários:

  1. Temos histórias parecidas. Em 1965 fui do Ceará para o Rio, estudar no Pedro II, onde fiz o ginasial. Morava em Copacabana, na residencia de meu tio, que era professor de História no Pedro II e na UERJ. Leila Diniz foi nossa vizinha no mesmo condominio, onde vivia com Domingos Oliveira, diretor do seu primeiro filme, "Todas as Mulheres do Mundo". Não fui ao Programa do Flavio, mas fui ao "Capitão Furacão", na TV Globo, Canal 4, ainda em fase experimental. Ainda hoje tenho foto dessa minha participação. Era um programa temático, de navegação marítima. Vivemos um Rio ainda relativamente tranquilo, diferente de hoje. Assim como você, fiz muitos amigos. Nós, cearenses, temos algo especial e cativante, talvez uma afinidade natural, com os cariocas. Um abraço. Meu e-mail: classcon@ymail.com

    ResponderExcluir
  2. Entrei no CBA em 1966 no admissão, vindo do Colégio São Bento. Daí vc imagina o choque de alegria que foi estudar lá. Fiquei até o 2 cientifico. Melhor epoca de minha vida e melhor escolha que meus pais fizeram de colégio. Saí preparado para a vida.

    ResponderExcluir
  3. Ceará!!!!!!!! Sou eu Ennes!!!! Saudades meu irmão. (21)997003034
    Me liga que passo o do Silvinho Varella e galera. Temos um facebook do Colegio.

    ResponderExcluir
  4. Estudei no CBA,entrei no admissão vinda do Sion,que odiava,CBA salvou a minha vida. Muita saudade.

    ResponderExcluir
  5. Estudei no CNA de 1970 até 1983 do jardim até a conclusão do segundo grau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá pessoal. Também estudei no CBA e estou procurando uma amiga muito querida que estudou comigo. Não lembro exatamente, mas acho que foi 1973 ou 1974. Ela se chama Consuelo. Vai que um de vcs a conhece.😆

      Excluir
  6. Estudei no CBA em 1962...gostaria de encontrar colegas daquela epoca..tenho foto da minha turma ..meu zap (082)9-9401-5432

    ResponderExcluir