segunda-feira, 30 de maio de 2011

Sentimento - Uma paixão ferrenha e infinita pelo Vozão



O futebol é mesmo inacreditável. Vários são os tipos de simpatizantes. Podemos distingui-los com vários títulos. O torcedor tanto faz (escolhe um time, porém nunca vai ao futebol, pouco conhece das regras, e qualquer placar do jogo, tanto faz); o baixo astral (é pessimista, parece que seu time está sempre perdendo, se perde ele já tinha previsto a derrota e se ganha, foi pura sorte); o extrovertido (vai pouco ao futebol, mas a todo momento colocas seus sentimentos para fora, comenta o jogo, critica, elogia e fala sempre de tudo, é afetado); o engraçadinho (é folgado, não sabe nada e não torce por nenhum time, mas faz piada com todos, é o gaiato); o sabe-tudo (metido a sabichão, é espaçoso e muito curioso, conhece futebol somente das leituras que faz, nunca vai ao jogo, porém, nas vitórias do seu time chacota todo mundo, já nas derrotas desaparece - é o chato dos chatos); o apaixonado (participa da torcida organizada, conhece a equipe, jogadores, diretores, tabelas dos jogos, compra a maioria dos souvenirs, discute, briga, chora e é capaz de tudo pela sua equipe); o doente (é irracional, seu time não joga nada, quando perde ou ganha é a melhor equipe do mundo, discute, tem depressão, ansiedade, pressão alta, perde o sono e é hipocondríaco). Existem também os indiferentes, aqueles que não sabem nem gostam de futebol. E você, onde está enquadrado?

Fernando Antônio Freire de Holanda possui um pouco de todos estes estereótipos - Torcedor especial, hoje com seus 54 anos, nasceu no mesmo dia do aniversário do Ceará Sporting Club, time do seu coração, em dois de junho. Na próxima quinta-feira o Vozão completa 97 anos de fundação. Fernando acompanha sistematicamente as atividades do alvinegro e sua estação de rádio preferida é o Canal do Vovô – FM A3 - 90,4. O Ceará está presente diariamente na sua vida, sabe da escalação da equipe, dá palpites, elogia sempre o time, é apaixonado, doente. Fala, com os torcedores, diretores e o presidente Evandro Leitão é um de seus ouvintes, enfim respira e vive Ceará. O Hino do Alvinegro é sua canção preferida e, sempre que pode, vai aos eventos ligados ao Ceará.

Atuação esportiva

O apaixonado alvinegro Fernando na sua adolescência foi atleta de futebol e como goleiro jogou Futebol de Salão pelo Clube das Casas Pernambucanas (CREP), Flávio Automóveis e pela Seleção Cearense Juvenil. Foi funcionário do Serviço Social do Comércio (Sesc) onde teve oportunidade de fazer grandes amizades com a sua característica alegre e extrovertida de ser. Casou-se com Jô com quem teve a filha Fernanda. Dizem que a neta “Maria”, filha de Fernanda, a primeira palavra que pronunciou foi “Vovô”.

Contudo, no dia 16 de outubro de 1982, Fernando sofreu um grave acidente que lhe deixou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) durante muitos meses. Consegue superar parcialmente o acidente, mas ficou com seqüelas permanentes para toda a vida.

Fernando tem um blog (http://empassoslentoschegola.blogspot.com) e já postou mais de 300 mensagens, agradecendo e louvando a Deus por estar vivo; declarando sua eterna paixão pelo Ceará Sporting e outras, a amigos e familiares. Escreveu o livro “Em Passos Lentos Chego Lá”. onde faz relatos de várias passagens de sua vida. Suas limitações não lhe tiraram a determinação de lutar pela vida e de ser este eterno apaixonado alvinegro, mas principalmente, reverenciar a Deus sobre todas as coisas. Vale à pena acessar o blog e ler o livro de Fernando. Parabéns grande alvinegro.

2 comentários:

  1. Grande Fernando,
    Aniversariar no mesmo dia do Mais Querido é privilégio de poucos.
    Quem me dera ter essa satisfação!
    Deixo aqui meu abraço amigo, pedindo a Deus que continue a abençoar você e toda família.
    Saudações alvinegras direto da capital federal,
    Karlos José

    ResponderExcluir
  2. Esse é o amigo Fernando. Sábio, inteligente e amável. Apaixonado torcedor do Ceará, que encanta a todos com a sua alegria.
    Eu, Carlos Delano e minha esposa Benícia desejamos felicidades para você.
    Parabéns.

    ResponderExcluir